• Liliane Ravacci

Assunto de hoje: papel de parede.


O tema de hoje é muito bacana, super estiloso e bem antigo. Vamos falar sobre papel de parede!!

O papel de parede surgiu na China há 200 anos antes de Cristo, era feito em papel de arroz, inicialmente era usado só como um acabamento final, bem simples e branco. Ao longo dos tempos passou a ser feito com fibras vegetais (bem parecido com o papiro, Egito) se tornando mais resistente, e assim podendo receber um acabamento mais luxuoso. O papel de parede então começou a receber pinturas artísticas. O ouro por exemplo foi adicionado em forma de tinta, entre outros pigmentos.

Hoje temos milhares de opções para o papel de parede na decoração, claros e escuros, de seda e pedraria, coloridos e geométricos, etc!

Eles são uma ótima alternativa para quem está querendo dar um up no visual da casa

Hoje existem várias opções no mercado, mas você precisa ter muito cuidado para não errar na hora da escolha, e acabar deixando seu quarto de casal com cara de quarto de criança e vice-versa.

Eles são produzidos em diversas partes do mundo, como na Inglaterra, França, USA, Alemanha, Itália, Brasil e etc.

Por que usá-los ?

Experimente essa idéia: em um lavabo, coloque um papel de parede, pode ser do abstrato, liso ou até arabesco. Nenhuma cor de tinta vai lhe proporcionar o mesmo efeito de um papel de parede.

Como usá-los:

Em quartos de crianças invista em bolinhas, flores, fadas, borboletas, ou personagens de desenho animado. Neste projeto minha cliente queria algo bem suave e, de certa forma, romântico.

No quarto de casal, use os florais, cores mais pastéis, e com motivos mais suaves, pois não esqueça que vc deve dormir em um ambiente tranqüilo e harmonioso

Nos outros cômodos da casa vale brincar, colocar um papel que contraste com os móveis, ou tudo do mesmo tom. Com os móveis em tons neutros, vc pode ousar mais nas cores com o papel de parede.

Em um escritório, use tons mais neutros e listras, que tbem cai bem. Usei este papel para a recepção de um escritório de contabilidade.

Na sala, se o local for pequeno as cores escuras não são a melhor pedida, elas fecham muito o ambiente, irá parecer menor. Se você gosta muito, use só em uma parede e pinte o resto com uma cor clara ou bem mais clara. Outra idéia é utilizar da metade para cima ou para baixo, sabe aquela madeirinha que divide a pintura e o papel, pois então seu nome é roda-meio, eles são ótimo para dar up no acabamento final.

E não vamos esquecer dos papéis que são fotografias ou paisagens. Ótimos em lugares grandes, ou comerciais. Pode ser de qualquer outro motivo, pois o céu é o limite, rs.

E para finalizar, os papéis laváveis:

O papel de parede lavável é extremamente prático e conveniente, e é mais usado em espaços movimentados. Mas existem muitas versões diferentes desta invenção incrível, todos com diferentes graus de capacidade de limpeza, o que significa que devem ser escolhidos de acordo com o grau de "sujeira" que espera desse espaço em particular.

Então, minha dica é: use e abuse do papel de parede. Brinque e dê vida ao ambiente. Apenas tenha bom senso e, se puder, procure um profissional que possa lhe orientar quando houver dúvidas.

Liliane Ravacci

Designer de interiores

#papeldeparede #apartamento #luxo #reformas #decoração #decorar #instagram #instadecor #dormitorio #casa #designerdeinteriores #bedroom

2 visualizações